Cursos de Elétrica

Equipe Conteúdo

Certamente que todo Eletricista já fez cursos de elétrica, ou estudou em algum momento sobre eletricidade.

Eletricistas são profissionais de comércio altamente qualificados, e não apenas por causa dos riscos associados ao seu trabalho.

Eletricistas treinam para lidar com uma grande variedade de problemas com energia elétrica, iluminação e sistemas de controle.

Eles podem trabalhar em residências, ligando lojas e luminárias, ou em empresas ou fábricas, supervisionando equipamentos elétricos.

Alguns trabalham ao ar livre, consertando caixas elétricas e outros periféricos que ajudam a manter a sociedade atendida.

Talvez o mais importante, no entanto, é que eles mantem suas comunidades seguras, prevenindo e respondendo a situações perigosas.

Por isso, a importância de ter um eletricista qualificado, que tenha realizado cursos de elétrica ou eletrônica, para que possa atuar de forma profissional e segura.

O QUE FAZ UM ELETRICISTA?

A maioria das pessoas conhece os eletricistas como os profissionais que chegam em casa para inspecionar ou reparar a fiação ou para instalar tomadas.

Essas tarefas, embora importantes, não retratam a infinidade de trabalhos que muitos eletricistas podem resolver.

Basta ter um problema com a energia elétrica, ou na elaboração de um projeto de iluminação de uma casa nova, devemos buscar sempre um profissional eletricista.

 

Quais as qualidades de um eletricista

Eletricistas instalam, mantêm e consertam a energia elétrica em áreas rurais, residenciais e comerciais.

Eles permanecem atualizados sobre códigos de segurança e usam apenas materiais aprovados.

Eles podem trabalhar em casas, apartamentos, ser contratados por grandes empresas ou trabalhar em fábricas e instalações governamentais.

Qualquer lugar que envolva energia elétrica é um campo de trabalho para esse profissional.

Devem ainda apresentar algumas habilidades:

  • Habilidade técnica em resolver problemas
  • Saber instalar fios, cabos e aparelhos elétricos
  • Deve saber a teoria e prática de um profissional em elétrica
  • Conhecer procedimentos de segurança
  • Ter boa coordenação nas mãos e visão

qualidades-eletricista

Outras qualidades do eletricista

Os eletricistas devem ser habilidosos na leitura de diagramas técnicos, descobrindo os melhores métodos para instalar novos cabos, substituindo sistemas antigos, identificando problemas através do uso dos dispositivos apropriados e seguindo todos os códigos de segurança e construção estaduais e locais.

Eles geralmente trabalham sozinhos, embora às vezes trabalhem em equipe, especialmente quando projetam e implementam sistemas elétricos para novas construções residenciais ou comerciais.

Devem ser habilidosos em reconhecer que precisam de atualizar, fazendo novos cursos de elétrica, a fim de não perderem mercado de trabalho.

 

E como são os salários de um eletricista?

Os salários dos eletricistas podem variar amplamente dependendo de vários fatores, como anos de experiência, área de especialização ou área estadual e local.

Aqueles que são bem versados ​​em energia solar e outras fontes de energia alternativas provavelmente estarão em maior demanda atualmente, pois tem crescido a demanda por essas áreas de fontes de energia alternativa.

Energia é tema central para a sustentabilidade.

É quase impossível imaginar qualquer atividade cotidiana sem a presença da eletricidade ou de algum combustível.

Passos para se tornar um eletricista

Tornar-se eletricista exige muita experiência prática e treinamento.

Aqui estão os passos que você pode tomar para entrar no campo.

Se você considera seguir a carreira de eletricistas, deve fazer cursos de elétrica que ofereçam alguma exposição a princípios elétricos, como matemática, física e outras ciências técnicas.

Uma vez tomada a decisão de seguir uma carreira de eletricista, é hora de levar a sério a educação.

 

–>> Conheça os Cursos de Elétrica que apoiamos

Embora muito do trabalho seja prático, os eletricistas aspirantes serão mais bem servidos com uma base sólida de conhecimento, ou seja, deverão buscar trabalhar com um profissional mais experiente e procurar aprender o máximo em suas oportunidades.

O treinamento no trabalho é um componente vital, e esse treinamento só acontece sob o olhar atento de um eletricista experiente.

Muitos dos códigos mudam frequentemente, e o que estava certo há alguns anos pode não ser a melhor prática hoje. Por isso a atualização de cursos deve sempre estar nos seus planos.

A educação continuada, incluindo cursos de elétrica que oferecem certificações exclusivas, pode não apenas manter os eletricistas atualizados, mas pode ser muito viável em um currículo.

certificacoes-do-eletricista

Certificações que devem ter os profissionais eletricistas.

Todo eletricista deve buscar tirar a certificação NT-10 (sigla de Norma Regulamentadora), que foi regulamentada pelo mercado em conjunto com o Ministerio do Trabalho.

Em resumo, todo profissional da área de elétrica deve ter essa certificação, do contrário o profissional poderá ser desvalorizado no mercado de trabalho.

Destacamos a importância de se fazer esse curso pois será um diferencial no exercício da atividade como eletricista, em que qualificação é indispensável.

Quase tudo no mundo é movido a eletricidade, o que significa que os eletricistas têm muito espaço para se especializar no campo.

Como seguir uma carreira de sucesso como eletricista?

Trabalhar como eletricista requer certas habilidades, uma compreensão de ferramentas e tecnologias específicas e as credenciais apropriadas destinadas a projetos específicos.

  • Deve ter pensamento crítico.

Eletricistas devem estar prontos para considerar uma grande variedade de razões pelas quais um componente elétrico pode não estar funcionando, e essa resposta nem sempre é evidente.

  • Devem saber organizar o seu negócio!

Os eletricistas costumam trabalhar de forma independente e têm muito a capacidade de concorrer a empregos, acompanhar o progresso, planejar a folha de pagamento e lidar com tarefas comuns a uma pequena empresa.

  • Devem ter força física e resistência!

Eletricistas podem ficar de pé o dia todo, rastejando por espaços apertados, levantando componentes pesados ​​e colocando seus corpos à prova.

  • Devem ter uma excelente visão!

Eletricistas devem ser capazes de ver componentes minúsculos, incluindo fios.

Eles também devem ser capazes de perceber a diferença em cores sutis, a fim de garantir a fiação e a segurança adequadas.

  • Devem saber atender um cliente!

Eletricistas geralmente trabalham com colegas, equipes de construção e proprietários de residências.

Eles devem ser capazes de oferecer um excelente serviço ao cliente para aqueles que os contratam.

  • Devem ser credenciados!

Eletricistas devem ser licenciados no estado ou na área local em que trabalham, além de possuírem certificações de cursos de elétrica que realizaram.

O que procurar ao contratar um eletricista

Se qualquer tipo de trabalho elétrico precisa ser feito em sua casa, é importante saber o que procurar ao contratar um eletricista.

Mesmo que o trabalho pareça simples, vale sempre a pena consultar um eletricista licenciado para garantir que o trabalho não dê errado.

Por isso que nenhum trabalho é pequeno demais para um eletricista experiente.

 

profissional-elétrica

Quando chamar um eletricista profissional

Se você está sempre questionando se deve ligar para um eletricista ou tentar o trabalho sozinho, geralmente a melhor opção é ligar para um eletricista.

Qualquer tipo de trabalho que esteja, mesmo remotamente, fora de sua zona de conforto pode ser perigoso e levar a eletrocussão ou a um trabalho mal concluído, o que pode causar riscos mais tarde.

Embora o YouTube seja um ótimo recurso para projetos residenciais, quem nunca foi fazer uma busca para ver como resolver algo no Youtube não é mesmo?

A eletricidade não é algo com o qual se deva brincar.

Não tente realizar um projeto para o qual você não tenha sido treinado.

Outros casos em que você deve ligar para um eletricista incluem:

Teste de lâmpada

As lâmpadas devem ser substituídas de tempos em tempos.

Um problema comum que você pode experimentar são lâmpadas fracas ou trêmulas.

Desligue a energia da lâmpada e substitua-a por uma que você saiba que está funcionando corretamente.

Se o problema persistir, pode haver um problema com o soquete ou a fiação, e é melhor que um eletricista examine o problema.

Queda de disjuntor

Um problema comum que pode ocorrer é a queda do disjuntor.

Se você achar que a energia de certas partes da sua casa está sendo constantemente desligada e requer que você use o disjuntor para ligá-lo novamente, a linha pode estar sobrecarregada.

Ter muitos aparelhos ou dispositivos elétricos em um circuito pode ser demais para a linha de manuseio e fará com que o disjuntor desarme.

Para evitar isso, tente colocar dispositivos em um circuito diferente ou desconectar dispositivos antes de ligar um dispositivo diferente.

Se você continuar tendo problemas, você pode ter um problema com o circuito ou um de seus dispositivos elétricos.

Pode ser melhor chamar um eletricista para diagnosticar o problema.

 

–>> Conheça os Cursos de Elétrica que apoiamos

 

eletricistas-qualificados

A importância de contratar um eletricista qualificado

Embora muitas pessoas sejam úteis com pequenos trabalhos elétricos, é importante contratar um eletricista qualificado para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Algumas das maiores razões para contratar um eletricista qualificado incluem:

  • Eletricistas qualificado têm treinamento adequadom através de cursos de elétrica e outros específicos à área.
  • Eletricistas qualificado passaram pelo treinamento e testes necessários para fazer o trabalho com segurança e corretamente.
  • Depois de anos de treinamento no trabalho e na sala de aula, os eletricistas são obrigados a concluir um exame que testa sua subavaliação completa.

Este processo permite que os eletricistas entrem em campo com o conhecimento e a experiência correta.

 

Eletricistas qualificados obtêm licenças

Um eletricista licenciado pode obter autorizações em seu nome.

Alguns trabalhos exigem que você solicite uma autorização.

Se você fizer um trabalho que não é permitido, poderá receber uma multa pela qual não fez orçamento.

 

Eletricistas licenciados mantêm a segurança no mais alto respeito

Quando os eletricistas começam seu trabalho, eles identificam quaisquer perigos que possam prejudicar a casa e seus ocupantes.

Isso significa que, quando um trabalho estiver concluído, todos os problemas de segurança serão resolvidos e você poderá ficar tranquilo com o trabalho concluído.

 

Eletricistas licenciados conhecem os códigos

Quando você contrata um eletricista licenciado, pode ter certeza de que eles entendem todos os códigos de segurança e códigos de construção.

Qualquer trabalho executado será feito até o código para que não precise ser refeito no futuro.

 

Se gostou do artigo sobre cursos de elétrica, compartilhe com seus amigos eletricistas ou estudantes da área elétrica, nos ajudando a divulgar conhecimento e buscando mais respeito para os profissionais em elétrica.

Compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a divulgar.

Botão-conheça-nossos-cursos

Summary
Author Rating
1star1star1star1star1star
Aggregate Rating
no rating based on 0 votes
Brand Name
Curso Online
Product Name
Curso Comandos Elétricos
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.

baixe agora o seu e-book

Preencha as informações abaixo
e receba seu E-BOOK por e-mail.

♦    Nós respeitamos você, jamais enviamos spam!