?>Comandos Elétricos – Tudo sobre Elétrica e Eletrônica

Comandos Elétricos

Equipe Conteúdo

Os Comandos Elétricos

Quando falamos de Comandos Elétricos, imediatamente fazemos a ligação entre eles e a energia elétrica.

Para entender sobre o assunto, vamos explanar por completo suas aplicações e sua importância dentro da área.

Os comandos elétricos se referem ao uso de fato da energia, basicamente, circuitos de acionamento de cargas, geralmente industriais.

Também são usados para grandes sistemas de iluminação, refrigeração e sistemas de aquecimento, por exemplo.

O que o curso em Comandos Elétricos precisa ter?

Caso você opte por fazer um curso de comandos elétricos, todo o conhecimento que você adquirir no decorrer do curso vai ser de extrema importância na área porque ele será usado sempre e obviamente, agrega e enriquece a carreira de qualquer profissional em elétrica.

Falemos dos conceitos mais básicos que o curso precisa abordar e do que cada um se trata, são eles:

  • Máquinas Elétricas
  • Comandos Elétricos
  • Manutenção

Máquinas

Para você conseguir compreender e aprender verdadeiramente comandos elétricos, é importante que conheça quem são e como funcionam as Máquinas Elétricas, primeiro vamos a elas:

  • Transformadores Monofásicos
  • Transformadores Trifásicos
  • Motores de Indução Monofásicos (MIM)
  • Motores de Indução Trifásicos (MIT)

Poderíamos citar mais uma variedade, no entanto, essas são as mais relevantes.

>> Clique aqui para conhecer o Curso de Comandos Elétricos

É imprescindível que você aprenda como elas funcionam, justamente para conseguir exercer a profissão na prática depois de se formar.

comandos-eletricos-painel

Comandos Elétricos

É óbvio que um curso de mesmo nome tem que ter essa disciplina, a questão é que um curso de comandos elétricos bem preparado é 100% de certeza que te deixará preparado, falo isso porque, em sua maioria, o que diferencia um simples eletricista de um eletricista bem sucedido é sua capacidade de raciocínio rápido e resolução dos problemas.

Manutenção

Temos que concordar que de nada adianta você se especializar radicalmente em máquinas e comandos elétricos e não ter noção de como executar a manutenção, quando necessária, em um equipamento, por isso é importante escolher um curso que tenha a capacidade de entregar a você conhecimento e visão clara e objetiva de Manutenção Elétrica.

O que mais é preciso saber?

O profissional da elétrica, seja ele de qual ramo for atuar, precisa ser criativo para executar certas coisas que o cliente pede, por exemplo.

Por isso, é importante sempre saber como funcionam os aspectos dos comandos elétricos.

Eles são utilizados para diversas finalidades, como elevadores, tornos, fresas, esteiras rolantes e diversos outros processos de produção dentro das indústrias.

Para resumirmos um pouco, os comandos elétricos dividem-se basicamente em circuito de força ou de cargas, onde são ligados os motores e equipamentos.

  • Circuito de cargas – Ele pode ser monofásico (uma fase), bifásico (duas fases) ou trifásico (três fases), onde as quantidades de cargas elétricas utilizadas representam sua potência total.
  • Circuito de comandos – Também conhecido como circuito de controle, é onde os dispositivos de acionamento e sinalização se encontram, este local possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica de elementos desse circuito.

Veja os componentes mais relevantes usados nos comandos elétricos

botoerias-eletricas

Botoeiras

São normalmente conhecidas como botão de comando e funciona como a responsável por ligar e desligar circuitos. Os contatos NA (normalmente abertos) e NF(normalmente fechados) são os mais conhecidos e se permitem uma diversidade grande de configurações. Em algumas botoeiras se encontra um dispositivo de retorno por mola que retorna para a posição original após ser acionado (botões pulsadores).

Fusíveis

Os fusíveis são dispositivos conhecidos por muitos, justamente por estarem presentes em estabelecimentos e carros por exemplo, sendo que a sua função é proteger o circuito que está instalado contra curto-circuito e queima.

Relé

É um interruptor eletromecânico, quando uma corrente circula pela bobina, esta gera um campo eletromagnético que acaba atraindo uma série de contatos, estes contatos fecham ou abrem os circuitos. Quando a corrente elétrica é interrompida o campo eletromagnético também é e os contatos voltam para suas posições originais.

Sinalizadores

Servem para sinalizar o operador de uma situação que requer a sua atenção. Podem ser do tipo luminosos ou sonoros, o luminoso é mais utilizado.

Contator

É um dispositivo eletromecânico e o principal elemento em comandos elétricos, tem a função de controlar a passagem de altas correntes. Os contatores possuem dois tipos de contato, de potência ou principal, que lidam com alta corrente. Os outros são contatos auxiliares ou de comando, que lidam com baixa corrente, utilizados para os comandos elétricos propriamente ditos.

Disjuntores

São dispositivos de proteção e assim como os fusíveis atuam protegendo o circuito contra um possível curto-circuito ou sobrecarga. A principal diferença é que o disjuntor não é descartável como o fusível e os disjuntores possuem curvas características distintas.

Viu só como funcionam os comandos elétricos? Atualmente, além de tornar possível o controle de diversas máquinas e suas atividades, eles otimizam a produção, reduzem os preços e evitam desgaste de equipamentos. Talvez, a principal vantagem é que favorecem o aumento da segurança dos operadores durante todo o processo!

                                                     ◊  ◊  ◊  ◊

Dando o conceito técnico de Comandos Elétricos, são dispositivos elétricos ou eletrônicos usados ao acionar motores elétricos, como também outros equipamentos elétricos.

Grande parte das máquinas em Oficinas e na Indústria é acionada por motores elétricos. Os comandos elétricos permitem um controle no funcionamento dessas máquinas.

Alguns profissionais de Elétrica já entenderam que Comandos Elétricos esta em todo o segmento da Área, seja ele na Indústria, em Automação e ultimamente chegou forte na Automação de Instalações Elétricas Residenciais, o que promete ser a inovação e a tendência do profissional que busca saber de comandos elétricos – teoria e atividades.

É fácil de entender porque muitos profissionais tem procurado a qualificação profissional, iniciando nos estudos, se profissionalizando, ou mesmo buscar se reciclar, pois nos dias atuais o que temos é inovação. Claro que se for falar de simbologia de comandos elétricos, eles são os mesmos, contudo aprender ensinamento novo nunca é demais, não é mesmo.

 

Dica: Clique Aqui e Conheça um Curso de Comandos Elétricos, que pode te dar um Destaque na sua carreira 

Fica comigo, que vou lhe mostrar outras considerações do tema, e entenderá o porquê que é um diferencial ter esse conhecimento.

curso-comandos-elétricos-online

Curso de Comandos elétricos online

Conhece um ditado que diz que a imagem “fala mais que mil palavras”, e na era da Internet os vídeos estão dominando quando o assunto é informar, entreter.

Devido a isto em vez de passar um tutorial de informações do tema em texto, decidi que é melhor compartilhar um vídeo, pois assim conseguirá assimilar bem melhor.

No vídeo abaixo poderá conferir um passo a passo do Professor Engº Everton Moraes que ensina TUDO de comandos elétricos.

Não se trata apenas de saber o conceito de liga e desliga, e sim de conhecimentos profundos de profissionais de manutenção, montagem de um painel, ou mesmo quando precisar instalar a automação simples da residência.

Conceitos esses utilizados em momentos diferentes, aprendendo a utilizar os procedimentos na aplicação do conceito correto, este vídeo pode te ajudar a entender.

Assista abaixo!

 

Este é apenas um exemplo do que é possível fazer, aprendendo com a pessoa certa – comandos elétricos, clique em e-book e faça o download, e terá acesso a esse interessante material que estou disponibilizando de Partida Estrela Triangulo.

Quer conhecer o professor Engº Everton Moraes, Clique Aqui!

 

COEL

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.