Partida Estrela Triângulo

Partida Estrela Triângulo e Comandos Elétricos

A Partida Estrela Triângulo é uma das partidas utilizadas em comandos elétricos industriais, no acionamento de Motores de Máquinas.  A chave de partida do comando elétrico estrela triângulo é destinado á Partida de Motores Trifásicos e tem como objetivo diminuir os efeitos da partida nas instalações elétricas industriais, bem como em instalações elétricas prediais.

Uma explicação básica seria: quando o motor é inicialmente ligado em estrela triângulo, até que alcance uma velocidade próxima da velocidade de regime, quando então essa conexão é desfeita e o motor é ligado em triângulo.

Ou seja, durante a partida estrela triângulo, o conjugado e a corrente de partida ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais, sendo assim proporciona uma partida lenta, aliviando os efeitos mecânicos causados pela rápida aceleração.

E como funciona a Partida Estrela Triângulo junto aos Comandos Elétricos

Para o bom entendimento da estrela triângulo, ninguém se iluda com outros conceitos, tanto em projetos industriais e até mesmo em projetos residenciais, e poder alcançar a finalidade principal, que é a diminuição da corrente elétrica, existem dois cenários:

  1. A redução da tensão elétrica;
  2. A redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor

A segunda opção, sua aplicação é impraticável com o motor do tipo de esquilo.

Resumidamente, a partida estrela triângulo é um sistema de partida em que cada bobina irá receber inicialmente, a tensão entre fase e neutro (estrela) e sucessivamente a tensão entre fase e fase (triangulo).

Desta maneira, em refrear a corrente de partida, o comando elétrico partida estrela triangulo faz o seguinte:

1° Fase – Partida Estrela Triângulo

Primeiramente o motor recebe a alimentação de 220V da rede de alimentação em seus terminais, que neste momento está na composição de fechamento estrela triangulo ajustado através do acionamento dos contatores K1 e K3 conforme o desenho abaixo:

estrela-triangulo

2° Fase – Partida Estrela Triângulo

Não é recomendado que funcione por longo tempo com tensão reduzida e fechamento estrela triângulo, por esse motivo, depois de alguns segundos (definido pelo fabricante do motor) a partida deve admitir o fechamento estrela triângulo, permitindo assim que o motor elétrico receba tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas.

Logo, na partida e em seguida a partida do motor, teremos o fechamento estrela triângulo sendo realizado pelos contatores K1 e K2,  observe a imagem:

fechamento-triangulo

Utilização em Motores Elétricos

O motores transformam alguma forma de energia em mecânica, de rotação. Os motores transformam energia elétrica em mecânica ou puramente em torque.

Os motores funcionam pela atração ou repulsão dos polos magnéticos gerados pelos eletroímãs que são feitos.

Download Grátis

Quer aprender sobre Partida Estrela Triângulo, clique no banner abaixo e faça o download grátis do E-book “Partida Estrela Triângulo do Zero ao Dimensionamento”, além de conhecer o Curso de Máquinas e Comandos Elétricos do professor  Eng. Everton Moraes, que lhe trará um grande aprendizado sobre projetos industriais.

Se surpreenda com valiosas informações que acrescentará um enorme diferencial na sua carreira. Isso é Certeza!

Quero deixar uma frase:

Um Homem é nada mais que o produto de seus pensamentos. O que ele pensa, ele se torna – Érico Rocha

Caso você tenha chegado até aqui e não sabe o que é Comandos Elétricos, entre em nossa Página Inicial e saiba mais.

2018-01-10T18:57:41+00:00 Partida Estrela Triângulo|
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.